Imagem capa - Festa Infantil - Fazer ou não fazer? por Zuleica Lutz
Dicas

Festa Infantil - Fazer ou não fazer?

Já ouvi muitas mamães e papais se perguntando se devem ou não fazer festa de aniversário para seus filhos. Muitos falam que é bobagem, já que estudos comprovam que a nossa memória começa a ser registrada a partir dos 3 ou 4 anos de idade. Outros dizem que são os adultos que curtem a festa e que a criança não aproveita, fica irritada e quando chega a hora do soninho então...! Só as mamães sabem o que passam.

Mas calma mamãe, eu vou te orientar!

Já fotografei muitas festas e é fato que os bebês curtem sim. Se eles vão se lembrar da comemoração? É óbvio que dependendo da idade não vão lembrar, eu mesma não lembro nada da minha infância antes dos 4 anos e é justamente por esse motivo que você precisa, além de comemorar, fotografar tudo!

O tipo de comemoração são vocês que definem papais, de acordo com o tempo disponível, com seus gostos e com seus recursos. Não precisa ser uma festa exuberante, pode ser um bolinho com a família, um passeio divertido com piquenique ou então a festa, desde que a opção escolhida seja divertida para o aniversariante. 

Mas então, existem regras a ser seguidas?

Não existem, mas posso te dar algumas dicas baseadas em tudo que já vi e vivi.





A mudança da rotina – Independente da escolha do tipo de comemoração, defina o horário baseado na rotina da criança. Cada bebê ou criança tem uma rotina diferente. Uns estão mais dispostos pela manhã, outros no final do dia e você tem que estar atento a esse detalhe. Não alterar muito a rotina pode ser o ponto chave para um aniversariante feliz. Não se esqueça disso!


A roupa do aniversariante precisa ser confortável – Se você quer que a criança aproveite a festa, a primeira coisa a fazer é deixá-la confortável, para que ela possa brincar, engatinhar, subir nos brinquedos e se divertir com o que está sendo oferecido. Então, escolha roupas com tecidos leves como o algodão. “Ah, Zuh!.. Mas eu quero fotos com um vestido lindo de princesa ou então com aquela fantasia do super herói favorito e não abro mão disso!”

Tudo bem, então use essa roupa especial para a hora do “parabéns” ou  num ensaio fotográfico prévio (que pode ser usado na decoração da sua festa).

Lembre-se que o importante é o bem estar do seu bebê. 






A hora do Parabéns – O momento mais importante da comemoração. A minha orientação aqui é: não espere muito para esse momento! Quando todos os convidados estiverem no local é a hora ideal. Se você esperar muito, pode ser que seu bebê já esteja cansado, com fome, irritado e não queremos que ele não aproveite a festa, não é mesmo?

Outra dica, não menos importante, é que você programe algo que seu filho esteja acostumado. Se for usar vela com faíscas, apagar a luz para surpreendê-lo, estourar balões ou algo nesse sentido, certifique-se que ele esteja acostumado com isso para que ele não se assuste.     







Papai e Mamãe - Sei que estarão preocupados em dar atenção aos convidados e verificando se está tudo saindo como planejado, mas não se esqueçam de aproveitar a comemoração com seus filhos. Brinquem com eles, divirtam-se, passe o dedo no bolo junto com eles. Tudo bem se faltar um pouco de comida ou se a bebida não estiver tão gelada assim, o importante é estar junto de quem a gente ama e não deixar passar esse momento!










Registre tudo – Agora a dica final e talvez a mais importante. Registre tudo em fotografia. Daqui a alguns anos, quando a memória não ajudar tanto assim, você vai olhar para o registro e ver o quanto valeu a pena esse tempo e vai sentir uma gratidão muito grande por todo o esforço e por cada momento vivido ao lado das pessoas mais importantes na sua vida.








Espero que você leve essas dicas para a sua comemoração e não esqueça: Eu estarei aqui para te ajudar a registrar da melhor forma todos esses momentos incríveis.

Ah, deixe aqui seu comentário sobre o que achou deste post e se ele te ajudou. Diga também sobre o que você tem mais dúvidas em relação à fotografia. Nos próximos posts a gente esclarece tudo pra você.

Um beijo!

Zuh

Zuleica Lutz | Fotografia

Fone/Whastapp: (51) 9994 88510

Instagram: @zuleicalutzfotografia

Site: www.zuleicalutz.com.br

Facebook: zuleicalutzfotografia